quinta-feira , novembro 21 2019
Casa / Cinema / Turma da Mônica, Laços – Inspiração para a leitura

Turma da Mônica, Laços – Inspiração para a leitura

O mais novo trabalho envolvendo os famosos quadrinhos do artista Maurício de Souza segue a nova onda do live action.

Estou falando do filme A Turma da Mônica – Laços.

O longa estreia dia 27 de junho nos cinemas.

Finalmente os personagens do gibi ganharam versão em forma de humanos e a história é baseada na revista de mesmo título e subtítulo. A revista é uma história contada por um fã do desenhista. Foi uma espécie de homenagem ao mestre Maurício.

A sinopse do filme é a seguinte: Após Cebolinha ter o seu cãozinho furtado, a turma de amigos se unem para ir a caça do Floquinho. Eles embarcam numa aventura que envolve mistério, desavenças e boas risadas.

No decorrer da aventura de Cascão, Magali, Mônica e Cebolinha, também passamos por alguns outros personagens marcantes do gibi.

Boa parte do longa foi gravado em Minas Gerais e algumas cenas em São Paulo. Apesar da produção contar com atores de renome como Rodrigo Santoro, Monica Iozzi e Paulo Vilhena, quem rouba a cena realmente são as crianças que fazem os quatro principais personagens. Destaque para o Cauã Martins que interpreta o personagem Cebolinha.

É um filme para toda a família. Uma aventura gostosa, inocente. E que passa uma boa mensagem de vida. Um dos pontos mais legais se dá quando as crianças se deparam com um adulto sendo adulto. É quando um dos personagens do filme está fazendo comida e delirando ao som do cantor Fagner. As crianças, vendo aquilo, caem na risada.

O trabalho de fotografia é muito bem feito. Possui cenas lindas. As cores bem vivas. Tudo a ver com a pegada do filme. O diretor Daniel Rezende fez mais um excelente trabalho.

Lembrando que ele já recebeu indicação ao Oscar por melhor montagem no filme Cidade de Deus.

Após ver este filme, tenho a esperança de que a história ali contada inspire as crianças de hoje a lerem mais. Começando pelos gibis da Turma da Mônica.

Por Nilmar Paulo

Sobre Paulo Dagomeh

Paulo Dagomeh
Poeta, compositor e ativista cultural, fundou, com amigos, o grupo Radicais Livres e o Movimento Supernova. É membro do Colegiado Livro e Leitura.