quinta-feira , julho 18 2019
Casa / Cultura / Sideron Moreira e a defesa da viola caipira como ideal

Sideron Moreira e a defesa da viola caipira como ideal

Sideron Moreira nasceu em Brasília, mas passou boa parte da sua infância e adolescência na cidade de Crixás – GO. Com 16 anos, retornou para a capital, se instalando na cidade de São Sebastião e hoje com 43 anos, faz parte ativamente do cenário musical da cidade.

A música entrou em sua vida  aos 6 anos de idade, quando cantava na igreja e tocava violão. Aos 20 anos, montou sua primeira dupla sertaneja com o seu primo, dupla essa que se chamava Marcos Paulo e Sideron, fazendo alguns shows na cidade de São Sebastião e região. A dupla durou três anos. Após o término, Sideron interessou –se em aprender viola caipira e logo em seguida montou outra dupla, chamada Ryan Carlos e Sideron, onde passou a tocar viola caipira constantemente. A dupla, durou cerca de um ano e meio e logo após, ele montou outra parceria com o também cantor de música sertaneja da cidade, Fábio Júnior. Os dois montaram a dupla Fábio Júnior e Sideron e ganharam bastante destaque na cidade e no entorno.

Fabio Júnior e Sideron, empenharam-se em difundir  a cultura da música raiz sertaneja, tendo um repertório totalmente voltado para a cultura caipira. Em pouco tempo, ganharam muito destaque, fazendo vários shows na cidade e também em outros estados, como  Goiás e Minas Gerais.

A dupla Fábio Júnior e Sideron abriu shows de grandes artistas conhecidos nacionalmente, como Marília Mendonça, Eduardo Costa, André e Andrade, Pedro Paulo e  Matheus, Boni e Beluco, Almir Sater, Zé Mulato e Cassiano, Vandeley e Valtecy e dentre outros.  Também se apresentou em vários festivais, como Sertão Sebastião, Encontro de Violeiros, Festa Agropecuária de São Sebastião, Festival do Muquem – MG, Encontro de Folia de Reis de Brasília, Festa do Carro de Boi em Bonito – MG, dentre outros. A dupla durou cerca de 6 anos e se consolidou bastante no cenário sertanejo de Brasília, nunca saindo da vertente sertanejo raiz.

No ano de 2017 a 2018, Sideron apresentou  um programa na Rádio Cidade, atualmente, chamada de Radio Liberdade FM, onde  difundia a música caipira em um programa chamado “ Viola do Peito”, o qual ia ao ar diariamente, de 6:00 as 8:00 da manhã.

No ano de 2019 Sideron resolveu seguir carreira solo e, atualmente, também promove encontros e festas para reunir os apreciadores da cultura caipira. Nesses encontros, há também, cavalgadas, comitivas , violeiros e duplas da cidade, tudo isso para manter cada vez mais viva essa cultura em São Sebastião.

Importante lembrar que Sideron também é compositor, compondo diversas modas caipiras que são pura poesia.

Recentemente foi entrevistado no programa Plural da cantora, compositora e agora apresentadora de TV Carliane Alves e vc pode acompanhar um pouco da carreira e do som de Sideron Moreira acessando o vídeo abaixo.

Para contato use as redes sociais em nome de sideron moreira ou no email e telefones abaixo:

SIDERONNMOREIRA@GMAIL.COM

61 – 981835340

Texto e informações por Karlinha Ramalho

 

 

Sobre Paulo Dagomeh

Paulo Dagomeh
Poeta, compositor e ativista cultural, fundou, com amigos, o grupo Radicais Livres e o Movimento Supernova. É membro do Colegiado Livro e Leitura.