quinta-feira , fevereiro 27 2020
Casa / Cultura / Sarau Supernova encerra II Semana Acadêmica de Pedagogia no IFB-SS

Sarau Supernova encerra II Semana Acadêmica de Pedagogia no IFB-SS

Na última sexta-feira, 9, o Movimento Cultural Supernova realizou um sarau durante o encerramento da II Semana Acadêmica de Pedagogia do IFB de São Sebastião. O evento, além de marcar o inicio de futuras parcerias com o instituto, também foi uma atividade de contrapartida para o FAC (Fundo de Apoio à Cultura). Durante o sarau, apresentaram-se artistas do coletivo, professores e alunos do Instituto.

Realizamos, na manhã do dia 09 de novembro de 2018, um SARAU, com duração de duas horas, para cerca de 30 estudantes e professores do curso de Pedagogia do Instituto Federal de Brasília – Campus São Sebastião. O Sarau integrou as atividades da II Semana Acadêmica de Pedagogia do IF, um evento gratuito, anual, organizado por estudantes e professores/as do Instituto Federal de Brasília do Campus supracitado e recebeu estudantes de outras Regiões Administrativas do DF. O tema do evento, esse ano, foi: “A Práxis Pedagógica: formação e atuação docente”.

O Sarau Supernova teve a seguinte programação:

  • Exposição de Fanzines (Ricardo Caldeira e devana babu)
  • Palestra sobre “práticas comunitárias de fruição cultural” (Isaac Mendes)
  • Isaac Mendes (música & poesia)
  • devana babu (música & poesia)
  • Paulo Dagomé (música & poesia)
  • Calcifer Zecaiê (música & poesia)
  • Momento livre de poesia
  • MC Caixeta (hip hop)
  • Apresentações artísticas diversas (estudantes do IFB)

As falas iniciais foram no sentido de apresentar o MOVIMENTO CULTURAL SUPERNOVA que, ao longo dos últimos 8 anos, oferece, para a população de São Sebastião, acesso às mais diversas manifestações culturais, além de criar espaços propícios para que artistas locais possam divulgar seus trabalhos e possibilitar que cada cidadão participe e reconheça a cultura alternativa local.

Isaac Mendes, coordenador da Supernova, explanou aos presentes sobre como se concebe um sarau, as principais dificuldades para a realização do mesmo e abordou a temática “Práticas comunitárias de fruição cultural”, onde teceu considerações sobre a resistência cultural de vários segmentos artísticos da cidade, a importância de manter ativa e valorizar a cena cultural local, os saraus como experiências de fruição e difusão literária e como os mesmos vêm sendo resgatados e reinventados pelas escolas como uma maneira de fortalecer as identidades de comunidades Brasil à fora.

Em seguida passou a demonstrar, na prática, como se dá o funcionamento do mesmo, com a equipe do Movimento Supernova montando e testando o equipamento, tocando, cantando, recitando, fotografando, filmando e incentivando os presentes a participarem do evento durante a execução do mesmo.

Ao longo das apresentações os/as estudantes, participantes da II Semana Acadêmica de Pedagogia, puderam vivenciar como um sarau funciona efetivamente, com apresentações musicais, recital de poesia, intervenções cênicas, exposição de artes plásticas e muita espontaneidade.

A participação de estudantes, professores e professoras durante o sarau foi bastante significativa, pois criou uma atmosfera descontraída e incentivou a participação dos estudantes que se desafiaram diante do público e apresentaram a sua arte.

Para a divulgação do evento, a comissão organizadora criou um evento no site EVEN 3 que pode ser conferido pelo link: https://www.even3.com.br/ifbsemaped. O evento também foi divulgado no canal de notícias locais S2NEWS e pode ser conferido por meio do link: http://s2news.com.br/sarau-da-supernova-com-mc-caixeta-nesta-sexta-no-ifb/.

O sarau foi apresentado por Isaac Mendes e o registro fotográfico foi feito por diversos participantes.

Confira as fotos, publicadas no perfil do Facebook do Coordenador do grupo, Isaac Mendes:

https://www.facebook.com/isaacmendes7/posts/2295288010504343

https://isaacmendessn.blogspot.com

Sobre devana babu

devana babu
devana babu é músico, compositor, poeta e etc. estuda jornalismo na UnB, trabalha como repórter estagiário na revista traços e edita o site S2 News. odeia maiúsculas, mas usa, quando é preciso.