quinta-feira , novembro 21 2019
Casa / Cultura / Conselho de Cultura lança nota sobre a festa da cidade

Conselho de Cultura lança nota sobre a festa da cidade

Nota de Repúdio

O Conselho Regional de Cultura de São Sebastião vem a público repudiar a falta de transparência e capacidade democrática de realização da atual gestão da Administração Regional de São Sebastião. O Conselho esteve desde abril em constante contato com a gestão da Administração para garantir voz dos artistas da comunidade na organização de uma festa popular e democrática que envolvesse o Fórum de Cultura e os diversos fazedores de cultura da cidade nas festividades de comemoração do 26º aniversário da emancipação de São Sebastião da condição de distrito do Paranoá. Foi a intensa organização popular que nos trouxe essa vitória, e infelizmente essa Administração desrespeita a organização e a participação popular representada neste caso pelos integrantes do Conselho Regional de Cultura, que sistematicamente pediram esclarecimentos sobre recursos e possibilidades da Festa.

Houve ofícios e diálogos mas a gestão decidiu manter-se calada sobre a falta de recursos e a decisão da Administração em não ajudar os movimentos populares de cultura a realizarem alguma atividade. O movimento teve ainda no mês de maio reunião ordinária com essa pauta, na qual a Administração nem sequer se fez presente, fato comunicado oficialmente à Secretaria de Cultura e Conselho de Cultura do DF. O desrespeito ao movimento demonstra falta de espírito democrático e especialmente a tradição democrática de uma cidade que quer voz, que produz muita arte, que tem movimentos organizados e seguirá realizando seus processos, apesar de uma gestão que demonstra falta de compromisso com a participação social na política e falta com a verdade publicamente, tendo o administrador anunciado que convidaria integrantes do Conselho e do Fórum a atuar na organização das atividades. Não foi a falta de dinheiro, que obviamente dificulta as coisas, mas a falta de respeito em si por não informar os movimentos da falta de recursos de forma que pudesse haver organizações independentes em tempo hábil. Sabemos que alguns gestores podem preferir manter seus domínios sobre o povo pela falta de cultura deste, pela falta de capacidade crítica para entender o que se passa. Mas não nos calarão. Perde a cidade e sua cultura, perde a memória histórica da cidade e de seu povo guerreiro. Parabéns povo de lutas de São Sebastião que resistiu e lutou para se emancipar, e que essa gestão melhore para corresponder a altura uma cidade que quer mais que discursos vazios.

Conselho Regional de Cultura de São Sebastião

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=564432700629960&id=185564051850162

Sobre Paulo Dagomeh

Paulo Dagomeh
Poeta, compositor e ativista cultural, fundou, com amigos, o grupo Radicais Livres e o Movimento Supernova. É membro do Colegiado Livro e Leitura.