quinta-feira , novembro 21 2019
Casa / Agenda / Casa Frida recebe Usina de Projetos Culturais – Participe!

Casa Frida recebe Usina de Projetos Culturais – Participe!

Igo Estrela/Metrópoles

O Instituto Alvorada Brasil e a Secretaria de Cultura do Distrito Federal apresentam o projeto Usina de Projetos Culturais. Esse projeto propõe uma capacitação para empreendedores culturais, a partir da realização de diversas oficinas relacionadas às temáticas da gestão de cultura e de projetos artístico-culturais, com foco na elaboração e formatação de projetos direcionados às fontes públicas de financiamento. Todas as atividades do projeto serão oferecidas gratuitamente à população do Distrito Federal em sete Regiões Administrativas.

O Distrito Federal conta, atualmente, com várias fontes de financiamento público para a criação, produção, distribuição e consumo de bens e serviços artísticos e culturais. Porém, é notável o fato de que as informações sobre estas alternativas de financiamento não são de conhecimento e de domínio generalizado dos setores culturais e criativos que atuam, sobretudo, nas Regiões Administrativas (RAs) historicamente pouco assistidas pelas políticas de fomento e incentivo do poder público.

Igo Estrela/Metrópoles

A importância do projeto também reside no fato de que, paralelamente, a capacitação visa apresentar outras fontes de financiamento de projetos, que transcendam os limites do mecenato cultural.

Serão realizadas dezenas de oficinas, aplicadas em sete blocos de RA(s), que estão agrupadas por critérios de proximidade geográfica, produção cultural, níveis de demanda e vulnerabilidade social e econômica. A capacitação também contará ainda, com um bloco temático de empreendedorismo e associativismo, com questões específicas sobre formalização, gestão de pequenos negócios, práticas inovadoras, papel do cooperativismo financeiro, entre outras.

Em São Sebastião a ação acontecerá na Casa Frida. Saiba tudo e um pouco mais aqui:

https://doity.com.br/usinadeprojetos

Sobre Paulo Dagomeh

Paulo Dagomeh
Poeta, compositor e ativista cultural, fundou, com amigos, o grupo Radicais Livres e o Movimento Supernova. É membro do Colegiado Livro e Leitura.